skip to Main Content
Com Que Frequência Você Faz O Balanço Patrimonial Da Sua Empresa?

Com que frequência você faz o Balanço Patrimonial da sua empresa?

De todos os modelos de gestão, o melhor é aquele que lhe permite maior controle das atividades realizadas e mais facilidade em acessar os números gerados durante a atividade da sua empresa.

Nesse aspecto, aqueles que utilizam o Balanço Patrimonial como instrumento para tomada de decisão saem na frente, já que trata-se de uma uma poderosa ferramenta gerencial.

Muitos ainda negligenciam a importância desse relatório contábil, mas o que talvez não saibam é que, há muito tempo, o Balanço Patrimonial deixou de ser feito e utilizado apenas para cumprir com as exigências do fisco. Atualmente, ele é um grande aliado na condução do seu negócio e, neste post, nós explicamos o porquê disso.

Entenda o que é o Balanço Patrimonial e qual a sua periodicidade

O Balanço Patrimonial é um relatório que deve ser fechado periodicamente, ao fim de cada exercício, o qual pode coincidir ou não com o ano comercial. Porém, esse fato não impede que você acompanhe mensalmente ou quinzenalmente as informações da sua empresa. Isso pode ser feito tanto através do Balanço Patrimonial ou de outros relatórios que o acompanham, como o Balancete de Verificação, que também traz o saldo de todas as contas existentes no balanço.

O relatório registra os saldos das operações ocorridas durante o período, agrupados em contas e subcontas específicas. Essa maneira de estruturação ajuda a compreender melhor para onde os recursos foram direcionados no período.

O Balanço Patrimonial pode ser entendido como uma fotografia da situação econômico-financeira do seu empreendimento em um determinado momento.

Caso se identifique comportamento estranho em alguma conta ou existam dúvidas sobre a sua composição, é possível analisar os lançamentos realizados em cada delas, através de outros relatórios que trazem informações mais detalhadas, os quais também são fornecidos pela contabilidade.

Saiba como é a estrutura do Balanço Patrimonial

Para uma melhor organização e entendimento e para atender a critérios estabelecidos pelas Ciências Contábeis, o Balanço Patrimonial é estruturado de maneira a possibilitar uma rápida consulta das informações das quais se necessite. O relatório está dividido nos seguintes blocos:

Ativo

Localizado ao lado esquerdo, diz respeito aos bens, direitos e obrigações que a empresa possui junto a seus clientes, órgãos públicos, seus imóveis e estoques. Ele ainda, pode ser dividido em Ativo Circulante e Não Circulante.

Ativo Circulante

O Ativo Circulante recebe os registros de tudo que pode ser transformado em dinheiro com facilidade. Portanto, essas contas recebem muitos registros e de grande circulação.

Nele, devem constar os registros de tudo que se pode transformar em dinheiro até o final do próximo exercício. Abaixo listamos alguns exemplos de contas do Ativo Circulante:

  • caixa;
  • bancos;
  • duplicatas a receber;
  • adiantamento a fornecedores.

Ativo Não Circulante

No Ativo Não Circulante, devem ser registrados os fatos a se realizar (ou transformar em dinheiro) após o próximo exercício, ou seja, as contas realizáveis em longo prazo.

Abaixo temos a relação de algumas contas que podem constar no Ativo Não-Circulante:

  • títulos a receber;
  • adiantamento a sócios;
  • investimentos;
  • imobilizado;
  • intangível.

Passivo

Do outro lado, na parte direita do Balanço Patrimonial, temos as contas do Passivo, que são aquelas relacionadas às obrigações que a empresa tem junto a seus fornecedores, clientes e sócios.

O Passivo é subdividido da mesma forma que o Ativo no que diz respeito à realização dos fatos: em Passivo Circulante e em Passivo Não-Circulante.

Passivo Circulante

  • Duplicatas a pagar;
  • Fornecedores a pagar;
  • ICMS a recolher.

Passivo Não-Circulante

  • Adiantamento de sócios;
  • Adiantamento de acionistas;
  • Empréstimos de controladas

No Passivo, também temos as contas do Patrimônio Líquido. Nele, estão os débitos junto aos sócios e acionistas, bem como os resultados (lucros ou prejuízos) apurados no período.

Os registros feitos no Balanço Patrimonial também precisam de suporte de algumas contas, denominadas de “contas de resultados”. Elas recebem os lançamentos das movimentações relacionadas a

  • receitas: vendas de produtos, mercadorias, prestações de serviços;
  • custos: valores referentes à aquisição de insumos, embalagens, produtos para revenda;
  • despesas: pagamento de conta de água, aquisição de material de escritório; conta de telefonia.

Note que o Balanço Patrimonial é importante para um maior controle do seu negócio

Com as informações contidas no Balanço Patrimonial, você pode diagnosticar com mais facilidade como esteve a situação da sua empresa em um período. A partir de então, é possível trabalhar no que pode ser melhorado ou mantido.

Além disso, para chegar em seus resultados, é necessário todo um conjunto de procedimentos e tratamento de informação. Essa análise feita durante o percurso pode munir o seu negócio com dados que podem ser decisivos para seu sucesso.

Se todos os empresários soubessem da importância das informações geradas pela contabilidade — e, em especial, do Balanço Patrimonial —, eles passariam mais tempo dialogando com o seu contador sobre a saúde da sua empresa, analisando seus relatórios e colocando em prática, de forma controlada e reflexiva, suas conclusões.

Além disso, outros relatórios, como o Livro Caixa, o Livro Diário e o Livro Razão, podem ajudar a identificar fraudes, gargalos ou mesmo oportunidades de expansão. Dar atenção a essas informações e manter canais abertos junto à contabilidade são as estratégias mais inteligente que todo empresário que deseja organizar seu negócio deve adotar.

Você, que é empresário e deseja tomar as rédeas do seu negócio, precisa entender que as informações geradas pelo seu escritório de contabilidade parceiro são essenciais para a boa gestão da sua empresa.

É a partir do trabalho do seu contador que você pode entender como é distribuído o dinheiro investido e obter insights que resultem em um melhor aproveitamento dos recursos. Contornar as armadilhas do mercado não é fácil, mas com a Express Contabilidade, isso é possível.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como obter tanto o Balanço Patrimonial quanto os demais relatórios que o seu empreendimento precisa para se manter em dia e crescer!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top