skip to Main Content
4 Motivos Para Deixar Um Escritório De Contabilidade Cuidar Da Sua Empresa

4 motivos para deixar um escritório de contabilidade cuidar da sua empresa

Manter-se no mercado e fazer parte das estatísticas de empresas que deram certo está cada vez mais complexo. Por sorte, existem vários aliados com os quais o empresário pode contar — e o escritório de contabilidade é um deles.

Já se foi aquele tempo em que o contador existia apenas para cumprir com as obrigações fiscais impostas pelo governo. Antes apenas grandes empresas utilizavam a expertise desse profissional para impulsionar seus negócios.

Porém, hoje o número de pessoas que reconhecem a importância do trabalho desse profissional para o desenvolvimento de MEIs, micro e pequenas empresas está cada vez mais difundido.

Neste artigo, traremos alguns motivos para você deixar um escritório contábil cuidar da sua empresa e falaremos sobre a importância de se contratar uma equipe preparada.

1- O escritório de contabilidade colabora para a organização do seu negócio

Um escritório de contabilidade normalmente atende tipos variados de empresas. Por isso, tem habilidade sobre diferentes rotinas adotadas. Então, após uma boa conversa, será possível indicar qual a melhor forma de organizar suas rotinas, de maneira a poupar tempo e evitar erros.

Esse parceiro atua como um suporte ao plano de negócios da sua empresa, que é fundamental para que o crescimento do seu empreendimento seja bem direcionado, evitando a aplicação de recursos e esforços naquilo que não é importante.

Com o plano de negócios, você passará a:

– Conhecer mais o seu público-alvo, segmento de atuação e produtos/serviços;

– Define suas metas em curto, médio e longo prazo;

– Torna claro qual a missão, visão e valores de sua empresa;

– Traça caminhos que possam levar seu estabelecimento a alcançar esses objetivos com mais rapidez e segurança.

2- Evita a criação de passivos trabalhistas, tributários e outros custos desnecessários

Um bom escritório de contabilidade fará o planejamento tributário de seu empreendimento. Essa etapa é fundamental para evitar o pagamento de tributos além do que é devido e para não deixar de pagar aqueles que sua empresa é obrigada a recolher.

A empresa ideal para cuidar da sua contabilidade evitará o esquecimento do envio de declarações acessórias e ainda fará as revisões necessárias para que os dados enviados estejam corretos, poupando futuros problemas com o governo decorrentes de divergência ou da falta de informações.

Esse é um aspecto muito importante quando se leva em consideração o Sped, por exemplo, que exige do empreendimento informações cada vez mais detalhados. Ao longo dos últimos anos, vem contemplando diferentes setores através dos seus diferente módulos, como Sped Fiscal, Sped Contábil, eSocial, NF-e, Conhecimento de Transporte Eletrônico).

Além disso, o escritório de contabilidade certo coopera na adequação de suas rotinas à realidade de mudanças tecnológicas trazidas pelo fisco. Isso ocorre por meio do diálogo com os setores atingidos no seu estabelecimento e com a empresa responsável pelo sistema de automação comercial.

O escritório de contabilidade também colabora positivamente para a motivação dos seus funcionários quando auxilia a fazer com que seus direitos trabalhistas sejam cumpridos. Entre algumas atividades, estão o cálculo correto da folha de pagamento, do envio de declarações com informações pertinentes e da adoção de ações adequadas nas fases de admissão e demissão dos colaboradores.

Um bom escritório de contabilidade ajuda a evitar processos judiciais nas áreas trabalhista e tributária, bem como nos processos administrativos e judiciais. Entretanto, caso eles existam, sua empresa terá mais facilidade no levantamento dos documentos probatórios que contribuirão para se obter ganho de causa.

3- Facilita a obtenção de empréstimos e financiamentos com mais agilidade

Nem sempre a expansão do negócio poderá depender de recursos próprios. Para atender a um número maior de clientes ou aproveitar oportunidades de mercado, esse movimento terá que ser financiado por terceiros. Neste caso, instituições financeiras podem ser uma boa opção.

Ainda assim, conceder empréstimos e financiamentos é uma operação que envolve dúvidas quanto ao recebimento. Por conta disso, é fundamental que o banco analise informações econômico-financeiras para verificar o grau de risco envolvido na operação.

Para tanto, são utilizados os relatórios elaborados pelo escritório de contabilidade. Balanços patrimoniais, balancetes e fluxo de caixa são apenas alguns exemplos.

Por conta disso, é essencial que essas obrigações sejam feitas da maneira correta, respeitando aquilo que é trazido pela doutrina contábil e de acordo com as operações realizadas no período.

Uma dica importante: o escritório de contabilidade adequado para o seu empreendimento deve ser aquele que está em dia com essas declarações e que faz o registro dos lançamentos de maneira fidedigna. Isso contribui para que você não perca prazos e aproveita oportunidades compatíveis com o seu tipo de estabelecimento.

4- Contribui com a expansão dos seus negócios e permite que você foque no que é importante

Com o auxílio de time de contabilidade externo, você terá liberdade para concentrar suas ações nas áreas de gestão, ou seja, seus esforços serão direcionados para o seu crescimento.

Contar com uma equipe bem treinada renderá orientações eficientes quanto a alternativas de otimização de processos e identificação de falhas, gargalos e pontos críticos, assim como de oportunidades de crescimento ou que possam ser melhor aproveitadas.

Contudo, lembre-se de que ao contratar um escritório de contabilidade você entregará todas as informações do seu estabelecimento. Portanto, nada mais sensato do que buscar no mercado parceiros devidamente qualificados para atuar com o segmento, porte e tipo jurídico da sua empresa.

Portanto, não caia em armadilhas. Pesquise, avalie, busque indicações, converse e conheça tudo sobre todos os escritórios de contabilidade da sua região. Dê preferência àquele que vá além das obrigações e ofereça expertise e conteúdo que apoie sua empresa em direção ao sucesso.

Se você não tem um escritório de contabilidade à disposição e está com alguma dificuldade contábil, fiscal ou tributária, envie-nos sua dúvida agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top