skip to Main Content
Quero Abrir Uma Empresa! Por Onde Começo?

Quero abrir uma empresa! Por onde começo?

Abrir uma empresa e começar o próprio negócio é uma excelente ideia para driblar a crise, atuar no segmento por que você realmente tem paixão ou até mesmo trabalhar no seu próprio ritmo. 

Porém, empreendedores iniciantes podem se deparar com algumas dificuldades. O fato é que esse movimento exige muito do empresário de primeira viagem.

Além de tino empreendedor, é preciso conhecer diversas áreas, definir bem as estratégias e ter conhecimento do mercado de atuação. Foi pensando em você que quer empreender e ainda se sente inseguro que preparamos esse artigo sobre como abrir uma empresa. Confira!

Você trabalha com aquilo de que gosta?

Um dos principais aspectos que você deve levar em consideração nesse momento é sua afinidade com o ramo escolhido. Lembre-se de que você vai viver neste ambiente todos os dias. Na maioria das vezes, muito mais importante do que o retorno financeiro que algo pode trazer é a sua motivação para trabalhar cotidianamente com a mesma coisa.

Mesmo em atividades que parecem oferecer baixa remuneração, executá-las com qualidade agregará valor ao seu produto ou serviço. Isso poderá ser convertido em retorno financeiro, pois ao se entregar integralmente à atividade, a qualidade será maior e mais pessoas ficarão interessadas em adquirir seus produtos ou serviços.

Porém, não se iluda pensando que a paixão dura para sempre. Transformar nossos hobbies em trabalho pode tirar boa parte do encanto, mas trabalhar com aquilo que você gosta ajuda a ser resiliente e crescer em situações de crise.

Seu produto é vendável?

Se você já sabe em qual segmento deseja abrir uma empresa, está na hora de definir se o seu produto ou serviço é vendável. Para que isso aconteça, não é necessário que você tenha uma ideia complexa. Afinal de contas, a demanda por seu produto ou serviço estará muito mais alinhada à utilidade que ele terá para seus clientes.

Logo, em primeiro lugar, é importante refletir sobre como ele pode facilitar o cotidiano do cliente do que em outros aspectos, como o material com o qual será produzido — não que isso também não seja importante, mas você percebe como trata-se de um segundo passo?

Exemplo disso é o velcro, fruto de uma ideia simples. Surgido por acaso em 1948, o produto até hoje é usado em mochilas, peças do vestuário e decoração doméstica. Da mesma maneira, os pet shops também ilustram uma ideia de negócio que antes não tinha muita visibilidade, mas que nos últimos tempos têm experimentado um boom.

Se antes pouco ou nada se ouvia falar sobre esse tipo de estabelecimento, cujos produtos eram vendidos em loja de produtos agrícolas ou em supermercados, hoje em dia, além de produtos alimentícios, o mercado ainda oferece produtos de lazer e serviços estéticos.

Você sabe os custos de abrir uma empresa?

Lembre-se de que os custos de abrir uma empresa não dizem respeito apenas ao valor desembolsado para adquirir os produtos que serão revendidos. Na formalização do seu negócio, órgãos públicos costumam cobrar taxas de registro. Nessa fase, o auxílio de um profissional contábil é fundamental. Ele ajudará tanto em questões burocráticas quanto na decisão de aspectos importantes do seu negócio, como o regime tributário mais adequado para a sua empresa. Acredite, essa é uma das etapas primordiais para o sucesso de qualquer negócio!

Antes de abrir uma empresa, relacione os recursos e equipamentos necessários para que seu empreendimento opere e busque informações aprofundadas sobre o que é o capital inicial — que, de maneira resumida, é o valor inicial aplicado para que se possa começar suas atividades. Aliás, no aspecto financeiro, um dos períodos mais difíceis são os iniciais, pois é nele que a empresa ainda está se tornando conhecida. O retorno financeiro pode ser modesto nesse período. Por isso, você precisa de muito planejamento e resiliência.

Seu plano de negócios já foi realizado?

Se todos os empresários soubessem de sua importância, eles não deixariam de fazer o plano de negócio ao abrir uma empresa. O documento descreve os objetivos do empreendimento que será aberto e as fases necessárias para alcançar cada um deles. Quanto mais detalhado for o seu plano de negócios, maiores são as chances de sua empresa ter êxito ao longo do tempo sobretudo nos dois primeiros anos, quando o risco de fechar as portas é maior.

Você já conhece o Princípio da Entidade?

Sabia que na fase em que tudo está começando é muito mais fácil moldar sua empresa para que ela cresça com seus processos alinhados? Então, aproveite este período para deixá-la organizada, direcionando os procedimentos de cada área, além de planejar e acompanhar o desenvolvimento de suas estratégias.

É nesse período também que muitos erros bobos e que podem comprometer o sucesso do seu negócio podem acontecer. Um deles é não respeitar o Princípio da Entidade. Esse método estabelece a autonomia do seu patrimônio, ou seja, em hipótese alguma as suas despesas ou receitas pessoais deverão ser lançadas junto aos da sua empresa.

Essa prática, bastante comum entre empreendedores iniciantes, impede você de acompanhar o desenvolvimento e dá uma falsa visão do andamento das atividades. Preste atenção a esse importante princípio ao abrir uma empresa!

Você se considera um líder?

Tenha em mente que o líder não nasce pronto. Ele é construído ao longo dos tempos com as lições que você tira das suas experiências junto aos seus liderados. Dessa forma, busque sempre estabelecer comportamentos que desenvolvam essa característica. Abaixo listamos alguns que podem auxiliar:

– Saiba ouvir;

– Coloque-se no lugar do outro (tenha empatia);

– Saiba se comunicar;

– Mantenha um discurso alinhado com os seus atos;

– Compartilhe informações;

– Busque novos conhecimentos constantemente;

– Seja capaz de administrar conflitos.

Compreenda que o trabalho do líder não é apenas delegar tarefas, mas ser um influenciador da sua equipe, guiando-a para resultados cada vez melhores, atuando para vincular a missão da empresa à força de vontade da equipe e mantendo um clima organizacional agradável, com um ambiente saudável e produtivo. Ao abrir uma empresa, você também estará assumindo o papel de um líder. Portanto, prepare-se desde já para desenvolvê-lo!

Ter sucesso no início do seu negócio é algo que pode ser ainda mais complicado, principalmente nos casos em que o processo começa de maneira incorreta. Entenda que as decisões tomadas nas primeiras etapas do seu empreendimento serão fundamentais para conduzir seus rumos, sobretudo quanto a aspectos tributários e societários. Dessa forma, é primordial contar com a ajuda de um profissional contábil. Além de poupar futuras dores de cabeça, ele ajuda você a aumentar a lucratividade do seu negócio.

Sabia que a Express Contabilidade tem uma equipe altamente treinada para abrir sua empresa com rapidez e segurança ? Entre agora mesmo em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top