skip to Main Content
COMO ACABAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO DE UMA VEZ POR TODAS?

COMO ACABAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO DE UMA VEZ POR TODAS?

Há quem diga que não há como acabar com a desmotivação no trabalho, já que é algo passageiro, que depende de “diversos fatores externos”.

Contudo, podemos afirmar que isso não é verdade. A motivação e a desmotivação não são coisas passageiras, muito menos causadas por fatores externos!

Há, é claro, aqueles momentos em que nos sentimos felizes ou tristes por conta de assuntos pessoais e esses estados emocionais interferem no desempenho do trabalho. Nesse caso, estamos falando de estados de espírito temporários, que nada têm em comum com a motivação e a desmotivação no trabalho.

E, antes de descobrirmos como acabar com a desmotivação no trabalho e manter um ambiente positivo e propício a motivar os colaboradores, precisamos descobrir o que são os seguintes termos:

  • Fatores Desmotivacionais;
  • Fatores Motivacionais;
  • Higiene no trabalho.

OS FATORES DESMOTIVACIONAIS

Esses são os grandes causadores da desmotivação. Os fatores desmotivacionais podem estar presentes em qualquer ambiente, relação ou produto.

Com isso, podemos compreender que absolutamente qualquer coisa pode apresentar fatores desmotivacionais, que nada mais são que elementos desagradáveis, responsáveis por prejudicar a apreciação de algo ou trazer um estado de espírito negativo para alguém.

Exemplos de fatores desmotivacionais na vida pessoal:

  • Dificuldades financeiras;
  • Problemas no relacionamento;
  • Falta de perspectiva.

E no trabalho:

  • Metas inalcançáveis;
  • Desrespeito;
  • Falta de valorização;
  • Salário abaixo da média;
  • Má gestão;
  • Impossibilidade de comunicação com colegas durante o expediente.

E há muitos mais! Os fatores desmotivacionais representam um grande risco para os resultados da empresa, já que prejudicam a produtividade e a retenção de colaboradores dentro do negócio.

Enquanto os fatores desmotivacionais existirem, é simplesmente impossível acabar com a desmotivação no trabalho de uma vez por todas.

OS FATORES MOTIVACIONAIS

São elementos que causam felicidade e trazem um bom estado de espírito para os colaboradores.

Não é incomum que esses elementos sejam aplicados para remediar a desmotivação. Normalmente, quando isso acontece, o processo de motivar os funcionários não traz resultados a longo prazo, tendo um efeito limitado a períodos de tempo menores.

Alguns fatores motivacionais podem incluir:

  • Bonificações;
  • Viagens;
  • Férias.

Agora, vamos entender o porquê de esses fatores motivacionais não serem efetivos!

COMO ACABAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Quando buscamos entender como acabar com a desmotivação no trabalho, acabamos esbarrando na ideia de que a melhor forma de mudar a situação é motivar os colaboradores.

Isso acontece porque a gestão da empresa não costuma explorar os fatores desmotivacionais a fundo, ou sequer compreender a sua existência. O resultado é um velho conhecido: a tentativa frustrada de motivar a equipe e o retorno da desmotivação em um período de tempo não muito longo.

Mas, qual é a melhor forma para acabar com a desmotivação no trabalho de uma vez por todas?

A resposta é mais simples do que aparenta e, inclusive, já foi prevista por Frederick Herzberg, autor da teoria dos dois fatores.

Segundo ele, para acabar com a desmotivação no trabalho, primeiro é necessário remover todos os fatores desmotivacionais do ambiente, para só então começar a trabalhar no desenvolvimento da motivação.

Significa que, para começar a motivar um funcionário de forma realmente eficaz, é preciso que o colaborador esteja em um ponto de equilíbrio, um estado de neutralidade.

Só assim será possível aplicar a desmotivação. Mas como fazer isso?

A HIGIENE NO TRABALHO

O conceito de higiene no trabalho não representa, necessariamente, limpar a sujeira. Ainda assim, o nome ilustra a necessidade de realizar uma limpeza, removendo todos os fatores motivacionais ou elementos que poderão vir a causar essa sensação nos colaboradores.

É preciso haver uma pesquisa antes de começar a fazer a limpeza do ambiente de trabalho, compreendendo o que desmotiva cada um dos seus funcionários ou departamentos, garantindo assim mais precisão no processo.

Para isso, será preciso investir na comunicação com os colaboradores e na criação de uma relação mais estreita e transparente, visando o benefício da empresa e das pessoas que ali trabalham.

Que tal começar a aplicar o que aprendeu hoje e acabar com a desmotivação no trabalho de uma vez por todas?

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top