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Como Administrar Bem Uma Empresa? 4 Dicas Para Colocar Em Prática!

Como administrar bem uma empresa? 4 dicas para colocar em prática!

Vamos começar com um fato: administrar uma empresa não é nem um pouco fácil. Nós sabemos o quanto essa tarefa pode demandar de um gestor, afinal, você tem um milhão de responsabilidades e está sempre preocupado com que tudo corra da melhor maneira possível. Pensando nisso, preparamos esse texto com quatro dicas imprescindíveis que vão otimizar o seu trabalho e lhe ajudar a administrar bem a sua empresa! Confira!

1 – Tenha disciplina e organização

Disciplina e organização são características imprescindíveis em qualquer cargo de gestão em uma empresa. Sabendo de forma precisa os objetivos que precisam ser alcançados, fica mais fácil estabelecer prazos e bater metas. E para isso é importante ter organização e manter todas as informações importantes da empresa sempre ao seu alcance.

A melhor maneira de manter a disciplina e a organização é aplicar essas atitudes na sua rotina. Criando processos e os realizando por etapas, o gestor se organiza e descomplica várias tarefas relacionadas ao dia a dia da empresa.

2 – Conheça os funcionários

O bom gestor consegue se comunicar sem muitos problemas diretamente com os seus funcionários. Por causa disso, ele sabe exatamente quem são as pessoas certas e que fazem a diferença nas rotinas da empresa e, consequentemente, consegue designar as tarefas ideais para cada tipo de funcionário.

Além disso, o gestor precisa entender a equipe como um todo, levando em consideração alguns pontos em especial:

  • Desempenho: você deve saber identificar qual é a melhor hora de desistir ou de investir em determinados processos para evitar que as coisas saiam dos trilhos;
  • Comunicação interna: tente traçar uma maneira de manter a comunicação saudável entre a equipe, prezando sempre pela integração entre cada pessoa e a fluidez nas trocas de informações diárias;
  • Delegação de tarefas: como já falamos, é importante conhecer a capacidade de cada um dos seus funcionários e, mais do que isso, dividir as tarefas de acordo com suas habilidades, estabelecendo metas para estimulá-los, se necessário;
  • Feedback: todo funcionário tem pontos que podem ser melhorados para adquirir uma melhor performance e vai do gestor saber identificá-los e orientar os colaboradores na busca por um desempenho excelente.

3 – Utilize softwares ao seu favor

O leque de responsabilidades de um gestor é imenso, não é mesmo? Para organizar sua rotina, portanto, a utilização de softwares podem ser uma boa aliada. Pensando nisso, separamos algumas dicas de programas que podem otimizar o seu dia a dia dentro da empresa. Confira:

  • Comunicação: é interessante que você utilize softwares que possam facilitar a sua comunicação com os colaboradores, auxiliando na troca de mensagens e arquivos de forma rápida, o que otimiza muitos processos.

√ Nossas dicas: Slack, Google Talk e o IBM.

  • Gerenciamento de projetos: os softwares que ajudam a gerenciar tarefas são ideais para que o gestor possa ter uma visão geral de um projeto e com isso, saber como está o andamento de tarefas de cada funcionário.

√ Nossas dicas: Trello, Asana e MindMeister. Vale lembrar que eles possuem versões gratuitas, mas há tarefas limitadas

  • Agenda: também existem softwares que ajudam você a manter a ordem, mas de maneira mais pessoal. A maioria deles é totalmente versátil e dão a possibilidade de ser notificado sobre algum compromisso antes de acontecer.

√ Nossas dicas: Google Agenda ou Outlook Calendar (que podem ser utilizados no celular ou no navegador).

4 – Terceirize o que for necessário

Existem diversos processos dentro de uma empresa que, apesar de serem necessários, acabam se tornando muito custosos. É nesses casos que a terceirização pode servir como uma ótima solução, principalmente quando a contratação de um profissional não cabe no orçamento, mas o gestor não deseja perder a qualidade do serviço.

O exercício necessário ao gestor aqui é identificar quais processos ou até mesmo setores são essenciais que existam dentro da empresa, e quais podem ser desempenhados externamente por uma equipe de especialistas contratada somente para isso.

Tire suas dúvidas nesse texto sobre as vantagens e desvantagens da terceirização!

Agora você já sabe: para administrar bem a sua empresa, o importante é que você tenha disciplina e saiba explorar os recursos disponíveis. Esperamos que com essas dicas você consiga ser mais eficiente e perspicaz no dia a dia da sua função. Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo e, se precisar de alguma ajuda, não deixe de falar conosco!

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