skip to Main Content
Sua Empresa Precisa De Um Consultor Contábil?

Sua empresa precisa de um consultor contábil?

Se está enfrentando problemas no seu negócio, deseja otimizar seus processos e garantir a sustentabilidade da operação, você deve contar com a ajuda de um consultor contábil.

Administrar o negócio sozinho não é uma boa ideia. Afinal, empreender é uma tarefa complicada, que requer domínio de várias áreas diferentes. Por isso, contar com a expertise de alguém com conhecimento técnico e prático é uma ideia inteligente para garantir a saúde da sua empresa.

Neste artigo, você vai entender como um consultor contábil pode ajudar sua empresa, independentemente do tamanho e do setor em que atua. Confira!

Entenda o trabalho de um consultor contábil

A cada dia que passa, somos cada vez mais incentivados a cuidar da nossa saúde física. Sabemos que o organismo humano é bastante complexo e compreendemos que é muito mais prudente confiar a análise do nosso corpo a profissionais devidamente especializados e habilitados para isso: os médicos. Se antes nós e nossos antepassados deixávamos para procurá-los somente em situações críticas, essa situação mudou, não é mesmo?

Em um primeiro momento, essa comparação não seja muito próxima da realidade contábil. Porém, quando analisamos que a empresa também pode ter sua estabilidade comprometida, existem similaridades. Embora atue em uma área totalmente diferente, o consultor contábil procura analisar periodicamente os relatórios contábeis e otimizar as atividades burocráticas da sua empresa.

Nesse contexto, o trabalho do consultor contábil ganha enorme destaque, pois ele tem o conhecimento técnico e prático necessário para:

– Ajudar sua empresa a ter uma rotina mais tranquila;

– Auxiliar na construção de um bom relacionamento com o fisco, funcionários, fornecedores, investidores e sociedade;

Sugerir maneiras de ampliar seus investimentos;

– Sai de — ou evitar se envolver em — situações desfavoráveis.

Devido ao tipo do trabalho desenvolvido pelo consultor contábil, é imprescindível que o profissional que irá se embrenhar por essa área detenha aprofundado conhecimento dos conceitos e técnicas contábeis, bem como do funcionamento de diversos tipos de negócios.

Saiba para que serve uma consultoria contábil

Para se ter uma ideia melhor de como o consultor contábil pode ajudar o seu negócio, é fundamental saber como ele atua. Primeiramente, a consultoria procurará entender o contexto geral do seu negócio. Para isso, haverá a necessidade de entrevistas para conhecer seus processos e identificar as principais circunstâncias que causam preocupação.

A partir desses dados, deve-se elaborar um plano de ação de acordo com os gargalos encontrados, apresentando maneiras de otimizar rotinas, ações que tornem o investimento mais seguro e formas de diminuir a inadimplência e a folha de pagamento. Tudo para evitar o surgimento de passivos desnecessários e reduzir custos.

Contratar os serviços de um consultor contábil integrado a uma assessoria jurídica é uma excelente maneira de reduzir o valor pago com tributos. O regime tributário de uma empresa não pode ser padronizado. Logo, identificar quais os regimes possíveis e que gerem uma menor carga tributária para os seu negócio é uma forma de gastar os seus recursos de maneira consciente.

Além disso, o consultor contábil também poderá analisar o tipo atual de sociedade jurídica da sua empresa. Esse é um aspecto que interfere não apenas em aspectos tributários, mas também em casos fortuitos de ausência de um dos sócios.

Conheça as vantagens de uma consultoria contábil

Se chegou até aqui, você já deve ter notado que existem várias vantagens de se contratar uma consultoria, não é mesmo? Mas não são só essas! A seguir, você vai conhecer ainda mais razões para contratar os serviços de um consultor contábil.

1- Ter uma ideia clara de sobre o seu empreendimento

Como vimos, o trabalho de uma consultoria de contabilidade demanda que, antes de tudo, analise-se a situação atual da empresa. Essa fase é muito importante, pois não são raros os casos em que se acredita que o empreendimento esteja em um momento saudável, mas que futuramente se descobre problemas antes não percebidos por conta do foco em outras áreas.

São exemplos de algumas situações que o diagnóstico da sua empresa pode revelar:

– Produtividade comprometida devido a processos falhos;

Mercado sendo perdido para concorrentes;

– Alta rotatividade entre funcionários;

– Estoque desorganizado e perdas;

– Não lucratividade, mesmo que a empresa apresente um bom faturamento;

– Ações de marketing, pós-vendas e fidelizações ineficazes;

– Defasagem nas máquinas e equipamentos;

– Maior facilidade em se obter linhas de crédito;

– Equilíbrio de receitas.

Como você pode perceber, o trabalho de um consultor revelará muito além do óbvio.

2- Otimizar os processos internos e diminuir de custos

Seu trabalho ainda ajuda a identificar áreas com desperdício de recursos, sugerir estratégias que resultem no uso consciente dos insumos e enxugar o orçamento do seu negócio. A consultoria contábil ainda propõe ideias que deem mais fluidez aos seus processos internos, oferecendo mais agilidade ao seu negócio e evitando falhas nas suas atividades.

3- Fazer projeções para o futuro

Com o trabalho de um consultor contábil, fica muito mais fácil identificar aspectos de maior vulnerabilidade da sua empresa. Ao cruzar essas informações com as tendências de mercado, você poderá identificar pontos de risco que podem ser melhorados, ajudando-o a se precaver de situações de crise.

Descubra quais os tipos de empresa que podem contratar um consultor contábil

Não é novidade a importância que as microempresas e empresas de pequeno porte exercem na economia do Brasil. De acordo com o Sebrae, a produção gerada por essas organizações representou cerca de 27% do PIB brasileiro só em 2014. Além disso, elas contribuíram com:

– Cerca de 52% dos empregos de carteira assinada;

– 40% dos salários que foram pagos;

– Um índice de cerca de 8,9 milhões de pequenas empresas e microempresas.

Contar com a ajuda de um consultor contábil também pode ajudar a aumentar as taxas de sobrevivência dos empreendimentos brasileiros. Segundo uma pesquisa do Sebrae, em 2012, 76,6% das empresas conseguiram manter suas atividades por apenas dois anos de atividade, ou seja, cerca de 23,4% tiveram de fechar suas portas.

A melhor notícia é que qualquer tipo e tamanho de empresa pode se beneficiar do trabalho do consultor contábil, inclusive as micro e pequenas empresas. Sem dúvidas, o trabalho desse profissional essencial contribui para tornar esses números ainda mais positivos.

Como você viu, o trabalho do consultor contábil é imprescindível para o bom desenvolvimento da sua empresa. Lembre-se de que ele não é importante apenas para empresas que estão passando por situações de crise, mas também para aquelas que desejam evitá-las ou até mesmo sair delas com mais desenvoltura. Portanto, ganhe tempo e contrate hoje mesmo os serviços de um consultor contábil, otimize seus processos e garanta que seus recursos sejam aplicados da maneira correta.

Quer saber como nossos consultores podem ajudar no progresso do seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top