skip to Main Content
Contabilidade Para Engenheiros: As Peculiaridades Das Empresas De Engenharia

Contabilidade para engenheiros: as peculiaridades das empresas de engenharia

Cumprir com as obrigações fiscais é dever de todo empreendedor. Por isso, independentemente do segmento em que irá atuar, ao abrir uma empresa, a preocupação com as questões contábeis e fiscais deve ser uma das prioridades para o empresário.

No entanto, alguns segmentos e nichos específicos devem ficar atentos às peculiaridades contábeis do seu setor. É o caso da contabilidade para engenheiros.

Para ajudar, criamos um post completo, mostrando todos os pontos a que você precisa atentar se a sua empresa é de engenharia. Continue lendo!

Por que você deve se preocupar com a contabilidade?

Pode ser que você esteja dizendo a si mesmo: “Se eu sou engenheiro, por que devo me preocupar com a contabilidade? Não é só contratar algum escritório?”

Para nós, essa pergunta tem duas respostas:

1ª resposta: Se engana quem pensa que a contabilidade tem apenas a finalidade de manter as obrigações fiscais de uma empresa em dia. Acima de tudo, ela é de fundamental importância para a gestão do seu negócio. É ela quem lhe mostrará o verdadeiro quadro financeiro e econômico do seu empreendimento, o que permitirá tomadas de decisão mais acertadas.

2ª resposta: Sendo você um engenheiro, é muito provável que tenha mil e uma atividades para fazer e gerenciar. Preocupar em ter a sua contabilidade em ordem é um dever, mas é uma tarefa que pode e deve ser responsabilidade de um profissional qualificado e de confiança. Com isso, você terá mais tempo para exercer o seu trabalho e a segurança de que tudo está sendo feito conforme as determinações exigidas e atendendo às peculiaridades da área da engenharia.

Entretanto, para que tudo ocorra da melhor forma possível, o primeiro passo é estar atento ao formato da sua empresa.

Qual o formato da sua empresa?

Existem diferentes formatos de empresas de engenharia, tanto jurídico como tributário.

Se a sua empresa atuar na área da prestação de serviços, como engenharia ou arquitetura, você poderá se enquadrar no sistema tributário Simples ou Normal (Lucro Presumido ou Lucro Real). Já em relação ao formato jurídico, a sua empresa pode ser Empresário Individual, EIRELI ou ainda Sociedade Limitada.

Independentemente do formato e da tributação, é fundamental que o pagamento das obrigações fiscais seja feito rigorosamente. Para isso, o ideal é contar com uma assessoria contábil.

Aqui precisamos abrir um parêntese para informar que se a sua empresa oferecer materiais de construção ou exercer outras atividades que não sejam apenas o serviço de engenharia, todo o quadro muda. Nesse caso, ela poderá ser enquadrada como uma construtora, o que evidentemente entrará em outro ramo especializado de contabilidade.

A área de engenharia em si compreende:

– Engenharia civil, hidráulica e de tráfego;

– Engenharia elétrica, eletrônica, de minas, química, mecânica, industrial, de sistemas e de segurança, agrária etc;

– Engenharia ambiental, engenharia acústica etc.

Como escolher uma contabilidade para engenheiros?

É importante que ao escolher uma contabilidade para engenheiros, seja considerada a experiência dos contadores escolhidos. Para isso, analise quais são as empresas do mesmo segmento que são atendidas pela contabilidade analisada, qual a experiência do escritório com o seu nicho e qual o conhecimento dos contadores em relação ao seu mercado.

É evidente que o contador não vai saber fazer cálculos relacionados à engenharia, mas é fundamental que tenha uma base de mercado para poder auxiliá-lo nas análises de resultados em relação ao benchmarking.

Caso você ainda não tenha aberto a sua empresa, as dicas também são válidas. Conte com uma contabilidade para engenheiros desde a abertura, pois só um profissional especializado poderá ajudar em relação ao formato tributário e jurídico do seu empreendimento — reduzindo, de forma legal, os impostos a serem pagos, bem como lhe fornecendo todos os outros serviços essenciais de contabilidade.

É a contabilidade quem auxiliará também no entendimento da saúde financeira da sua empresa, além de auxiliar a abertura e programação de folha de pagamento, quando houver funcionário.

Entre outras responsabilidades e auxílios que uma contabilidade para engenheiros deve prestar, estão:

Obrigações mensais

Uma assessoria contábil vai orientar e cuidar de todas as obrigações mensais, bem como gerar os impostos e providenciar os pagamentos, permitindo que você tenha tempo para cuidar da sua empresa.

Registro no CREA

Para abrir uma empresa de engenharia, é necessário que o titular tenha o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e a assessoria de contabilidade poderá manter em dia o seu registro junto ao órgão.

Assessoria tributária

Só uma contabilidade para engenheiros especializada terá acesso às mudanças na legislação e poderá orientar e fazer todo o serviço contábil da sua empresa de forma especializada e segura.

Garantia do cumprimento das obrigações

Deixar a contabilidade da sua empresa de engenharia para uma assessoria contábil especializada é garantia de que todas as suas obrigações fiscais serão cumpridas e de que você terá um panorama financeiro e econômico real com dados extremamente seguros, o que vai ajudar em tomadas de decisões para o seu negócio.

É certeza também de que você estará livre de qualquer complicação fiscal, isento do perigo de multas pecuniárias e outros danos que, por muitas vezes, comprometem o andamento de uma empresa.

Agora que você já viu que, ao contratar uma contabilidade para engenheiros, toda sua energia pode ser empenhada na sua atividade de engenheiro, deixe que a Express Contabilidade cuide das suas obrigações fiscais com segurança e responsabilidade. Agende agora mesmo uma reunião conoscoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top