skip to Main Content
Entenda Porque Um Plano De Cargos E Salários é Importante!

Entenda porque um plano de cargos e salários é importante!

Independentemente do segmento da empresa, a organização interna faz muita diferença no seu dia a dia e nos seus resultados. E é ainda mais essencial para a parte financeira e contratual, justamente onde o plano de cargos e salários entra em questão. Quer entender melhor o que é, por que é tão importante e como montar um para a sua empresa e colaboradores? Confira!

O que é um plano de cargos e salários?

É bem mais simples do que parece: funciona basicamente como uma descrição de cada posição de trabalho que existe dentro de uma empresa, juntamente com as competências e o salário correspondente a cada uma. A relação, que pode ser em formato de tabela ou lista, funciona como um documento oficial da empresa.

Como montar o plano

1 – Reúna os líderes e gestores da sua empresa. Os responsáveis por cada equipe/departamento vão definir quais são os cargos existentes, nomeá-los e traçar um perfil de cada colaborador que os preenche (ou deverão preencher, caso sejam novas vagas).

2 – Com todos os cargos organizados por departamento, preferencialmente em um organograma, você vai estabelecer para cada um:

  • Responsabilidades: principais atividades que o colaborador é responsável e deve executar preenchendo este cargo da empresa;
  • Perfil: tanto técnico (que inclui a formação, habilidades técnicas, domínio de ferramentas ou idiomas, por exemplo) quanto comportamental (traços e capacidades que a pessoa deve ter para ocupar esta vaga);
  • Faixa Salarial: o valor mínimo e máximo que o colaborador poderá receber. Esse valor deve ser definido de acordo com as condições da empresa, a análise dos concorrentes e a consulta dos valores legais, como o piso salarial da profissão.

Além disso, pode-se incluir os valores de alterações salariais em caso de promoção, de fim do período de experiência ou outra variação que haja na sua empresa.

3 – Monte o documento – o formato de planilha é o mais recomendado – e utilize para comunicar aos colaboradores, de forma transparente, como funciona cada cargo.

Importância do plano de cargos e salários

Fazer o plano traz uma diferença positiva nos processos tanto do departamento de finanças quanto no de Recursos Humanos. São várias as vantagens, entenda:

  • Traz mais segurança e é um atrativo para os novos funcionários, que poderão entender com clareza suas tarefas e planejar melhor o seu crescimento na empresa;
  • Facilita o planejamento financeiro da empresa, sabendo exatamente os gastos que serão feitos com os pagamentos, mesmo em caso de aumento salarial para algum funcionário;
  • Por mostrar, com transparência, os deveres e benefícios de cada funcionário, evita-se atritos internos;
  • Auxilia o departamento de Recursos Humanos no processo de montagem da folha de pagamento;
  • Faz com que o colaborador entenda claramente o que a empresa espera dele, auxiliando no seu rendimento;
  • Demonstra para todos os funcionários, de forma explicativa, toda a estrutura de colaboradores da empresa.

Como você viu, fazer um plano de cargos e salários pode ajudar em vários aspectos. Siga as dicas e monte o da sua empresa também! Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top