skip to Main Content
Sabia Que Incentivos Fiscais Ajudam Sua Empresa A Crescer?

Sabia que incentivos fiscais ajudam sua empresa a crescer?

Em um país com política fiscal emaranhada como a brasileira, usar incentivos fiscais é uma maneira de exercer seu empreendedorismo com inteligência.

Quem tem espírito empreendedor de verdade sabe que o controle do seu negócio vai muito além de acompanhar planilhas e relatórios.

É necessário conhecer os mais variados tipos de oportunidades e os incentivos fiscais são alguns deles. Para encontrar oportunidades de usá-los, é importante entender o que são, quais tipos de empresas podem se beneficiar deles e como eles podem ajudá-las a crescer.

Foi pensando nisso que preparamos esse artigo. Entenda como os incentivos fiscais colaboram para transformar seu negócio em um case de sucesso.

O que são incentivos fiscais?

Não é preciso ser um expert em impostos para perceber por que tanto se queixa da carga tributária do Brasil. Basta apenas ser brasileiro ou, no caso de estrangeiros, olharem com mais atenção os cupons fiscais de suas compras nos nossos aeroportos. Toda essa elevada carga tributária torna a tarefa de empreender no Brasil algo ainda mais difícil.

Com o intuito de implementar vantagens para a cobrança de impostos, o governo, nas diferentes esferas, se vale de formas para facilitar a vida financeira de seus contribuintes, aumentar sua arrecadação e evitar a evasão fiscal através dos incentivos fiscais.

Trata-se de benefícios dados pela administração pública a determinadas empresas, tendo como um dos seus objetivos estimular um setor, atividade econômica ou economia local. Um exemplo de incentivo fiscal é o praticado no estado do Rio de Janeiro, trazido pela Lei 1.954/1992, que busca promover o fomento à produção cultural através da concessão de descontos no ICMS.

Como saber quais os incentivos estão disponíveis para a sua empresa?

Para início de conversa, essa tarefa nem sempre é tão fácil assim. Primeiro é necessário ter um bom conhecimento dos que estão vigentes e, posteriormente, entender muito bem o funcionamento do seu negócio para, então, verificar se ele pode se enquadrar em algum deles. Neste caso, contratar uma consultoria contábil pode ser útil nessa jornada.

Os incentivos fiscais ajudam a empresas de diferentes segmentos: industriais, comerciais e de serviços. Porém, existem aquelas que, por contarem com formas de apuração específicas — que por si já são mais vantajosas, como as que aderiram ao Simples Nacional —, não podem usufruir deles.

Por fim, é necessário fazer um estudo aprofundado dos impactos que eles terão nas suas atividades, identificando:

– Como eles afetarão nas rotinas da sua empresa;

– Se ela está realmente apta a se beneficiar do incentivo fiscal escolhido;

– Se existem exceções que podem inviabilizar a adesão por negócios com determinados perfis.

Como eles podem ajudar sua empresa a crescer?

Existem vários tipos de incentivos fiscais. Alguns deles promovem a postergação do pagamento, a redução e isenção de impostos e a isenções de taxas.

Quando não auxiliam a diminuir a carga tributária, eles dão maior fôlego para o seu negócio, postergando a saída de recursos e, consecutivamente, a necessidade de obtenção de dinheiro junto a instituições bancárias — que, na maioria das vezes, possuem juros altos.

Como muitos dos incentivos demandam contrapartida da empresa na área de educação, cultura e esportes, ter sua marca vinculada a essas atividades permite maior visibilidade para o seu negócio e contribui positivamente para a projeção e construção da marca da sua empresa.

Quais os cuidados ao aderir a um incentivo fiscal

O primeiro e mais importante de todos os cuidados é conhecer com profundidade o incentivo a que você está se propondo aderir. Isso ajuda a identificar situações que poderão comprometer que você continue usufruindo de seus benefícios, bem como reconhecer oportunidades que permitam eles serem melhor aproveitados.

Faça um bom controle. Perceba que, a qualquer momento, você poderá ser acionado pela fiscalização para apresentar documentos que demonstrem forma como está utilizando seu benefício fiscal. O controle também é fundamental para saber se ele está cumprindo com o seu papel: aumentar o lucro do seu negócio. Aliás, esse é outro fator essencial. Faça análises periódicas para avaliar o quanto está sendo positiva a repercussão do incentivo fiscal nas rotinas do seu empreendimento — e, mais do que isso, nas contas do seu negócio.

Perceba que, ao optar por um incentivo fiscal, sua empresa conseguirá usar de maneira mais enxuta seus recursos e ainda manter-se na legalidade, o que muitas vezes envolve questões gerenciais, contábeis e legais.

Devido à complexidade da realidade tributária do nosso país, para que você encontre o incentivo fiscal adequado à sua empresa, ajustar sua rotina a ele e ainda mensurar os retornos obtidos, é imprescindível contar com a ajuda de especialistas, como a equipe da Express Contabilidade, que está à disposição para conduzir sua empresa ao sucesso que ela merece.

Para pagar seus tributos na medida certa e aproveitar os benefícios dos incentivos fiscais, entre agora mesmo em contato conosco! Temos a consultoria tributária na medida para o seu negócio, seja ele do tamanho que for.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top