skip to Main Content
Saiba Quando Dar Aumento De Salário!

Saiba quando dar aumento de salário!

Por conta do desafio que é manter um funcionário fidelizado a uma empresa, o aumento de salário é um assunto que deve estar em pauta para os donos e gestores de negócios. Isso porque, além do ambiente de trabalho e da função que o colaborador desempenha, a remuneração pode fazer toda a diferença na sua motivação. Quer entender melhor sobre o assunto? Confira!

Importância do aumento de salário

É fato que o progresso de um negócio está diretamente ligado ao envolvimento de cada um dos funcionários. Em mercados cada vez mais competitivos, muitas vezes uma boa remuneração acaba se tornando prioridade para os colaboradores que querem crescer na carreira e também aumentar sua renda.

Quando a empresa oferece aumento de salário para um funcionário, demonstra que reconhece o trabalho que ele vem fazendo e dá incentivo para que ele permaneça ali por mais tempo. Ou seja, ajudando um bom colaborador a se desenvolver, não será só ele que ganhará vantagens: vocês poderão crescer juntos!

Mas, então, quando dar um aumento?

A verdade é que, como gestor, você deve ser um bom observador. É importante que você consiga identificar quem são os colaboradores que estão realmente engajados com a sua empresa. E tenha em mente também que o merecimento não pode ser julgado de forma subjetiva, mas, sim, levando em consideração fatores como desempenho técnico, proatividade, resiliência e vontade de crescer no âmbito profissional.

Essa observação ajuda a identificar quando um determinado colaborador está se destacando e se tornando uma peça essencial para a engrenagem da empresa. E esse é um bom momento de investir nessa pessoa, oferecendo um aumento de salário. Além disso, outra opção é desenvolver um plano de carreira para cada colaborador, mostrando a eles o que é necessário para crescer dentro da empresa – inclusive na remuneração.

Qual a melhor forma de dar aumento?

É importante que você leve em consideração que existem valores base para cada função desempenhada dentro de cada empresa, que podem variar de acordo com a categoria ou a legislação local. É por isso que, dependendo do caso, a melhor forma de dar o aumento para o funcionário é, na verdade, promovê-lo! Isso ajuda, também, a evitar que os colegas de quem vai ser contemplado se sintam injustiçados ou exijam algo da empresa.

Importante: custos de um funcionário

Lembre-se que o custo de um funcionário para a empresa não tem relação apenas com o salário em si. Existem algumas variáveis que devem entrar no seu cálculo, como as verbas trabalhistas (13º salário, vale transporte, etc) e contribuições sociais (como INSS). E, é claro, a dica é que você não tome a decisão de dar um aumento impulsivamente, mas faça isso dentro do planejamento financeiro da sua empresa.

E se não houver orçamento?

Pode acontecer de, mesmo querendo, você não ter orçamento suficiente para dar o aumento no momento em que gostaria. Nesses casos, você pode oferecer outros tipos de benefícios (como férias, premiações ou viagens) como forma de incentivo. Mas não se preocupe: com o auxílio do seu plano de cargos e salários você consegue ter sempre uma visão macro da empresa e se planejar da forma correta.

Agora você já sabe quais são os critérios a serem utilizados na hora de pensar em dar aumento de salário para algum colaborador, além da parte prática em relação a empresa. Siga nossas dicas e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top